Curso de Design Responsivo Aula 22 Aplicando a declaração CSS !important

Nessa vídeo aula vamos aprender como aplicar a declaração CSS !important, conhecer suas vantagens e cuidados na sua utilização.

!important

A declaração ! important serve para forçar o CSS a usar a propriedade descrita nessa linha. O CSS funciona por hierarquias, uma cascata de regras que obedecem a prioridades. Por exemplo uma propriedade declarada num elemento diretamente no HTML têm prioridade em relação a uma propriedade definida no CSS.

Uma das diretrizes das CSS que decide qual a regra de estilo que deve ser aplicada em caso de conflito entre duas ou mais regras chama-se “efeito cascata”.

Se você, ao escrever sua folha de estilo declarar, por exemplo, um parágrafo na linha 10 com a cor vermelha e na linha 20 declarar novamente o parágrafo com a cor azul, você criará um conflito de regras para a cor do parágrafo. O efeito que ira prevalecer será a cor azul.

Mais por que isso acontece? Porque uma (existem várias) das diretrizes do efeito cascata estabelece que a regra de estilo escrita depois (ou posteriormente) no fluxo da folha de estilos, prevalece sobre aquelas escritas anteriormente.

Toda esta introdução e exemplificação mostrada acima para dizer que uma declaração CSS com !important assume a prioridade mais alta na ordem da cascata e só perde para outra declaração com !important mais específica.



Hospedagem Profissional de Sites