Curso de JavaScript Aula 03 Trabalhando com Variáveis

Nessa vídeo aula vamos conhecer as variáveis em JavaScript, seu escopo, sua declaração, nomenclatura e seu funcionamento.

O que são variáveis?

Variáveis são endereços de memória nos quais podemos armazenar dados ou informações. Usamos variáveis para manipular esses dados mais facilmente e também para não perdê-los no meio do processo.

O ponto forte de JavaScript é que podemos guardar qualquer tipo de dado em uma variável os dados podem ser números, textos(strings), um valor booleano (verdadeiro ou falso), um array ou um objeto. Além disso, existem também dois tipos de dados especiais que são null e undefined.

Nomenclatura

Para atribuir nomes as variáveis, basta combinar letras, dígitos, sublinhados e cifrão. O nome de uma variável ou identificador não tem um formato obrigatório, mais deve começar utilizando um caractere, cifrão ou sublinhado.

Exemplos de nomes

var bobrinha
var _bobrinha
var__bobrinha
var $bobrinha
var BOBRINHA
var bobrinhaCursosGratuitos

JavaScript é CaseSensitive, diferencia letras másculas de minúsculas, bobrinha é diferente de Bobrinha.

CamelCase

CamelCase é uma técnica que consiste em escrever palavras ou frases compostas, sem espaços intercaladas entre maiúsculas, é um dos formatos mais utilizados em diversas linguagens de programação.

As boas praticas de programação recomendam evitar a utilização de letras másculas em variáveis simples, pois, geralmente são utilizadas para identificar objetos, não é recomendado utilizar caracteres especiais, use palavras simples para deixar o código mais simples e legível. Tente sempre usar palavras mais significativas que tenham ligação com o código, por exemplo, se a variável vai guardar o cálculo de uma média um nome coeso seria calculoMedia.

Declarando variáveis

As variáveis podem ser acessadas de qualquer lugar do código, no entanto as variáveis criadas dentro de funções só podem ser acessadas dentro dessa função. Quando vamos utilizar uma variável, podemos antes declará-la, ou seja, dizer ao computador que deve ser reservado um espaço na memória para que o script o utilize. Para fazer isso em JavaScript usamos a palavra reservada var.

Em JavaScript você não pode usar palavras reservadas como nome de variáveis, rótulos ou nomes de funções e classes.

Por exemplo, você não pode criar uma variável chamada var, pois ela é utilizada para definir uma variável.

Veja no site www.w3schools.com/js/js_reserved.asp a lista completa de palavras reservadas

Ao declararmos uma variável ela virá sem valor algum, ou seja, undefined. Mas, se quisermos declarar uma variável já contendo um valor devemos inicializá-la. Para inicializar uma variável, basta que após a declaração nós atribuíssemos um valor para ela.

var numero = 10;

No exemplo acima declaramos uma variável chamada número e atribuímos com o sinal de igual o valor inteiro 10.

Outra possibilidade que temos é que uma variável pode ser criada automaticamente, sem que antes ela tenha sido declarada.

var valorUm = 10;
var valorDois = 20;
total = valorUm + valorDois;

Como podemos ver aqui, apenas a variável valorUm e valorDois foram declaradas, a variável total foi criada automaticamente para receber a soma de valorUm e valorDois.

Algo muito interessante em JavaScript é que uma variável pode ser de um tipo e virar outro a qualquer momento que quisermos.

Exemplo

var minhaVariavel = 10;    // Aqui é um inteiro
minhaVariave = false       // Agora, é do tipo booleana falsa
minhaVariavel = "Bobrinha" // Aqui, deixou de ser falsa e virou um texto (string)
minhaVariavel = 0.75        // Aqui é um número decimal

 



Hospedagem Profissional de Sites