Curso de PHP OO Aula 04 Criando o primeiro arquivo PHP

Nessa aula vamos aprender como criar nosso primeiro arquivo PHP e sua estrutura inicial e conhecer um pouco de sua estrutura inicial e como o PHP é interpretado no navegador em nosso servidor web Wampserver.

O que é PHP?

PHP (uma abreviatura para "PHP: Hypertext Preprocessor", originalmente Personal Home Page) é uma linguagem dinâmica de programação livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes no lado do servidor. O objetivo principal da linguagem é permitir a desenvolvedores escreverem páginas que serão geradas dinamicamente rapidamente, mas você pode fazer muito mais do que isso com PHP (MANUAL DO PHP, 2017).

O PHP, entre outras características, tem suporte a sessões, permite gerenciar Upload de arquivos, e tratamento de conexões com bancos de dados tornando possível o desenvolvimento de projetos web de todos os tipos, como por exemplo, sites, sistemas, API, serviços e aplicativos.) Grandes portais da internet usam o PHP como o Facebook, WordPress, Yahoo e Wikipedia.

O PHP é muito popular na web e está presente em milhões de sites ao redor do mundo. A capacidade do PHP de interagir com o mundo web é seu diferencial em relação às demais linguagens. O surgimento da linguagem PHP transformou totalmente os web sites que possuem páginas estáticas (NIEDERAUER, 2016).

Minetto (2007) explica que a linguagem PHP foi criada como uma linguagem estruturada, mas ao longo dos anos vários recursos foram adicionados ao PHP com a intenção de transformá-lo em uma linguagem orientada a objetos.

Niederauer (2016) destaca que além de ser gratuito o PHP é um software de código aberto. Seu código-fonte e sua documentação detalhada estão disponíveis no site oficial.

Segundo Minetto (2007), o diferencial do PHP é sua facilidade de aprendizado. Com auxílio de livros e tutoriais, um programador é capaz de elaborar formulários HTML utilizando scripts PHP. Essa característica favoreceu o aumento da quantidade de programadores dessa linguagem e o surgimento de grandes softwares elaborados com ela.

O PHP tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL,

MySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros. Construir uma página baseada em um banco de dados torna-se uma tarefa extremamente simples com

PHP. Além disso, PHP tem suporte a outros serviços através de protocolos como IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e, logicamente, HTTP. Ainda é possível abrir sockets e interagir com outros protocolos.

                É importante ressaltar algumas características principais do PHP, tais como:

  • É multiplataforma.
  • É open-source.
  • É rápida.
  • Fácil de aprender.
  • Integrada com a web, afinal ela evoluiu junto com esta plataforma.
  • Tem uma comunidade grande e ativa.
  • As ferramentas para trabalhar com PHP são grátis e/ou abertas ou não possuem um alto custo de aquisição.


Hospedagem Profissional de Sites