Curso de PHP OO Aula 06 Variáveis no PHP

Nessa vídeo aula nos vamos conhecer as variáveis no PHP, sua declaração, nomenclatura e suas formas de utilização alem de ver  a diferença da utilização de aspas duplas ou simples.

O que são variáveis em PHP?

As variáveis em PHP (ou em qualquer outra linguagem de programação) são objetos capazes de reter e representar valores, expressões e funções no tempo de execução do script. Cada variável está associada a uma posição de memória do seu computador ou servidor.

No PHP uma variável pode conter diversos tipos de dados, strings, inteiros, números ponto flutuante, objetos, etc. PHP é uma linguagem de tipagem fraca, significa que o PHP fica encarregado de alterar o tipo da variável quando for necessário, dependendo da operação que for realizada no valor da variável, o que torna a tipagem dinâminca, sem necessidade de informar um tipo fixo.

Como criar uma variável?

As variáveis no PHP são identificadas pelo símbolo do dólar($), seguido por um nome identificador, este nome identificador deve seguir algumas regras, confira:

  • Deve conter apenas letras( a-z, A-Z ), números e underscore/sublinhado( _ )
  • Precisa iniciar com uma letra ou underscore/sublinhado
  • Case-sensitive, ou seja, $bobrinha é diferente de $Bobrinha

Exemplos de variáveis validas

$nome;
$Nome;
$NOME;
$meuNome;
$nome1;
$nome123_nome;
$_nome;
$você;

Exemplos de variáveis inválidas

$meu Nome;
$nom&;
$meu-nome;
$1nome;

Utilizarei durante o curso a nomenclatura conhecida como CamelCase

  • CamelCase é a denominação em inglês para a prática de escrever palavras compostas ou frases, onde cada palavra é iniciada com maiúsculas e unidas sem espaços. É um padrão largamente utilizado em diversas linguagens de programação, como Java, C#, Ruby, PHP e Python, principalmente nas definições de classes e objetos.


Hospedagem Profissional de Sites