Curso de JavaScript Aula 07 Melhorando função de saudação

COMPARTILHE

Nessa vídeo aula vamos melhorar o código JavaScript de saudação desenvolvido na aula anterior, tornando nosso código mais simples e legível e evitando a repetição de códigos desnecessários.

Escrever um bom código é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto, caso não sigamos essa linha de pensamento teremos problemas como, por exemplo:

Problemas com a leitura do código: um código mal escrito o torna ilegível, fazendo com que o próprio desenvolvedor que o escreve, caso volte a ler aquele trecho algum tempo depois, corre o risco de não entender o que ele mesmo havia escrito.

Problemas com manutenção: um código ilegível conseqüentemente dificulta a manutenção e extensão das funcionalidades do sistema, fazendo com que esse processo seja complicado e desgastante para o programador que venha a executá-lo.

Alguns princípios devem ser seguidos para escrever códigos limpos, legíveis e fáceis de dar manutenção.

Princípios como estes nos ajudam a desenvolver códigos de maior qualidade, fazendo com que tenhamos maior produtividade e torne prazerosa a escrita de qualquer que seja a funcionalidade que o sistema exija, influenciando na manutenção e complexidade do que é produzido.

Código melhorado na vídeo aula

function saudar() {
    hora = new Date;
    var hora = hora.getHours();

    if (hora >= 6 && hora < 12) {
        saudacao = "Bom dia!";
    } else if (hora >= 12 && hora < 18) {
        saudacao = "Boa tarde!";
    } else if (hora >= 18 && hora <= 23) {
        saudacao = "Boa noite!";
    } else {
        saudacao = "Boa madrugada!";
    }
    document.getElementById("saudacao").innerHTML = saudacao;
}

 

Hospedagem Profissional